quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A máquina que come lâmpadas e pilhas



A empresa britânica reVend Recycling (assim mesmo, com minúscula) desenvolveu uma máquina que engole lâmpadas e pilhas usadas. Além de separar os produtos para reciclagem, ela também oferece bônus para a pessoa trocar por descontos em compras. Os primeiros exemplares foram instalados em lojas algumas lojas da rede de móveis e decoração Ikea, em Londres. Nessas lojas, quem deposita suas lâmpadas e pilhas ganha vales que podem virar doações para ONGs ambientais ou de defesa das crianças.

As máquinas aceitam lâmpadas incandescentes, fluorescentes e até as modernas LEDs. E pilhas de qualquer formato. O mecanismo pode identificar as lâmpadas e pilhas por tipo e fabricante. E encaminhar cada um para seu centro de reciclagem. A reVend Recycling diz que tem acordos para instalar as máquinas em todo Reino Unido, Alemanha e Dinamarca. E que planeja chegar a outros países da Europa e aos Estados Unidos em breve.

As máquinas funcionam como as versões anteriores, que engolem garrafas, e são populares na Europa e nos EUA. Há alguns meses, dois brasileiros criaram a empresa Susten Trading, que distribuíu 7 máquinas em supermercados em Jundiaí, no interior de São Paulo. Elas engolem embalagens com formato cilíndrico (como garrafas e latinhas) de plástico, vidro ou alumínio. Mas faltava uma solução para outros produtos. Descartar lâmpadas incandescentes usadas é um tremendo problema. Tomara que essas máquinas prosperem.

Escrito por: Alexandre Mansur
Fonte: http://colunas.epoca.globo.com/planeta/2011/12/14/a-maquina-que-come-lampadas-e-pilhas/

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Deixe sua casa mais aconchegante

Uma boa iluminação pode tornar qualquer lugar muito mais aconchegante. A luz tem influência direta no humor das pessoas. Por isso, é preciso tratar desse assunto com bastante cuidado e fazer com que cada cantinho da sua casa fique agradável para você curtir os momentos ao lado de sua família.


Na hora de escolher a iluminação, não se esqueça de considerar a luz natural da sua casa


Mas, para acertar, calcule a quantidade de luz e o modelo de acordo com o papel de cada espaço, a disponibilidade de luz natural e os hábitos dos moradores. Afinal, a iluminação tem o poder de criar sensações de conforto e bem-estar. "A iluminação deve estar em sintonia com o estilo e o conceito do ambiente", afirma a especialista em decoração Izabel Souki, de Belo Horizonte.
 


Para ambientes de estudo, use um abajur ou luz de foco.

Apesar dos diferentes tipos de abajures, suas funções se limitam à proposta de iluminar pequenos focos. "Servem para destacar algum objetivo decorativo, ajudar na leitura ou no trabalho", afirma a arquiteta Aline Rodrigues Meira, de São Paulo.

Torne cada cantinho da sua casa mais agradável para curtir momentos ao lado de sua família.


Vale lembrar que é preciso atenção aos tipos de lâmpadas. "Ambientes diferentes demandam intensidade de luz diferente", destaca Izabel. Confira alguns tipos de lâmpadas indicados pela especialista e suas funcionalidades:

- Dicróica - Dá brilho e é uma luz mais aberta.

- AR - Oferece uma luz de foco. É mais fechada.

- Fluorescente - Além de econômica, proporciona uma luz geral ao ambiente. "Tem sido frequentemente trocada por fita de LED, por ter maior durabilidade." As compactas podem ser encontradas com luz branca ou amarelada.

- Incandescentes - Esquentam mais e consomem mais energia; produzem uma luz mais amarelada.

"Você também pode mesclar alguns tipos em um mesmo lugar, criando cenas adequadas para cada local", ressalta Izabel. “Saber escolher a lâmpada correta pode oferecer conforto e qualidade de luz."

Então, vamos lá. Antes de mais nada, analise qual a finalidade do seu abajur. Nesse momento, devem ser levados em conta cor, tamanho, acabamento, móveis e a real necessidade de luz naquele local.

Confira algumas dicas de Aline e Izabel para deixar os ambientes da sua casa mais gostosos:

- Temperatura da luz - Para locais de trabalho, cozinha, lavanderia e escritório, recomenda-se luz branca, que oferece maior clareza e deixa você mais alerta e ativa. Além disso, segundo Izabel, remete à sensação de limpeza e frescor.

Já a amarela proporciona mais conforto e aconchego, sendo ideal para salas e quartos.

Uma luz dirigida pode deixar seu ambiente muito mais aconchegante


- Salas e quartos - Uma luz dirigida pode destacar algum objeto. São bem-vindos abajures de chão, modernos, rústicos ou coloridos. Valem também aqueles de mesa, ou os mais clássicos.

“Para salas de jantar, o uso de lustres sobre as mesas oferece a claridade necessária para eventos e jantares. Por isso, sugerimos mesclar com luzes mais fracas, como arandelas ou lâmpadas embutidas, para criar cenários propícios para uma conversa ou um jantar romântico", ressalta Izabel.

- Estudo, leitura e trabalho - Para ambientes de leitura, aconselha-se o uso de abajur ou luz de foco, direcionada para o livro, jornal ou revista.

- Sala de televisão - A luz não deve refletir na televisão, para não atrapalhar quem estiver assistindo a algum filme. Por isso, evite algo muito claro. Izabel aconselha o uso do dimmer, dispositivo que varia a intensidade da luz.


Atenção com a iluminação dos banheiros. Uma luz errada pode criar sombras durante a maquiagem


- Banheiros - Evite luzes em cima do espelho. Isso pode criar sombras durante a maquiagem. O correto é usar arandelas para iluminar o local.

É preciso lembrar que a iluminação também está diretamente ligada à distribuição dos móveis e dos objetos decorativos. "E, claro, tudo isso está relacionado ao contexto da casa e aos gostos dos proprietários", ressalta Aline. Por isso, nunca deixe de pensar nesse assunto na hora de planejar a sua decoração.

A criação de cenas e o uso correto da luz e da sombra, segundo Izabel, podem dar a sensação de requinte e conforto. "Com técnica e bom gosto, podemos usar as peças de iluminação para fins de decoração, já que são inúmeros os designs de luminárias." Usar luzes atrás da cabeceira da cama, embaixo do sofá ou da mesa, lâmpadas embutidas... Tudo depende do seu estilo e do que você quer passar. "A iluminação pode modificar um lugar."

Prontinho. Siga nossas dicas e deixe cada cantinho mais aconchegante, iluminando os ambientes conforme a necessidade. Assim, você e sua família vão se sentir mais confortáveis para curtir momentos especiais sem sair de casa.

Fonte: http://vivacadatoque.terra.com.br/mao-na-massa-3/deixe-sua-casa-mais-aconchegante-213

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Luminárias Ecológicas que você mesmo pode fazer

Você pode decorar a sua casa, escritório, etc, de maneira original e consciente utilizando Luminárias Ecológicas, e o melhor, com a seleção que fizemos, você mesmo poderá fazê-las, reaproveitando materiais e utilizando as lâmpadas econômicas da TCP!

1. Luminária Ecológica feita com Colheres de Plástico
 
Confira o passo a passo no site:
http://bit.ly/mjYf85


 2. Luminária Ecológica de Rosas (utilizando embalagem de desinfentante e filtros de café)
 
Confira o passo a passo no site:
http://bit.ly/cUMEfm



3. Luminária Ecológica feita com tampinha de garrafa plástica
  
As dicas de como fazer esta luminária estão no site:
http://bit.ly/2sbOQC


4. Luminária Ecológica de Caixas TetraPak
 
Design de Ed Chew:
http://www.edchew.my/

 5. Luminária Ecológica feita com Rendas

Fonte:
http://bit.ly/mtNy4J


6. Luminária Ecológica feita com Linhas
  
Acesse o vídeo com o tutorial para fazê-la:
http://bit.ly/c9L4EH


Lembrando que é importante utilizar as LFC's nas Luminárias Ecológicas, pois elas são lâmpadas frias que não aquecem tanto quanto as lâmpadas incandescentes comuns, evitando acidentes e superaquecimento dos materiais utilizados.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

8 maneiras de economizar energia em casa

Atualmente muito se fala em sustentabilidade, consciência ambiental, consumo consciente... mas, como podemos ter atitudes mais "verdes" no nosso cotidiano?

Para atingir a sustentabilidade em casa, o processo é detalhado e precisa de vários artífícios para que possamos chegar a este ponto de equilíbrio, porém, se pensarmos inicialmente em consumo consciente, o objetivo já fica muito mais simples, assim como as atitudes que podem ser tomadas em nosso dia-a-dia.

É pensando no consumo consciente de energia, que divulgamos as seguintes dicas:

1. Economize energia elétrica utilizando a lâmpada certa


Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de custarem um pouco mais, as LFCs são mais eficientes, proporcionando iluminação equivalente com consumo bem menor: uma LFC da TCP de 23 watts é tão luminosa quanto uma lâmpada comum de 100 watts. Por isso, as LFCs podem durar dez vezes mais e consumir 80% menos energia.


2. Economize energia elétrica usando o sol

Aproveite o calor do sol instalando janelas amplas no lado em que o sol bate da casa. Para evitar calor excessivo, instale toldos, beirais ou cortinas, que bloquearão o sol do verão.


3. Economize energia elétrica estendendo as roupas no varal


Sempre que o tempo permitir, use o varal, em vez da secadora de roupas. Você economizará e ajudará a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 3 kg a cada lavagem.


4. Economize energia elétrica tirando aparelhos eletrônicos da tomada


Uma das maneiras mais simples de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada quando não se pretende usá-los por algumas horas. Manter os aparelhos plugados pode ser responsável por 10% da conta de luz.


5. Economize energia elétrica usando cortinas


Reduza a perda de calor em até um terço no inverno usando cortinas pesadas, bem próximas à janela, e reposteiros.


6. Economize energia elétrica comprando eletrodomésticos adequados ao seu consumo


Escolha eletrodomésticos que consumam pouca energia e tenham o tamanho adequado à sua necessidade – uma geladeira de 284 litros gasta 20% mais energia que uma de 210 litros, mesmo tendo a mesma classificação de consumo.


7. Economize energia elétrica através de tubulações de água eficiente


Certifique-se de que os reservatórios e tubulações de água quente estão bem isolados. O aquecimento da água pode representar um quarto da conta de luz de uma casa – e até metade do custo de aquecimento da água pode ter origem na perda de calor.


8. Economize energia elétrica reavaliando o sistema de aquecimento de água
Na próxima vez que trocar de sistema de aquecimento de água, pense em optar por uma bomba a gás, solar ou elétrica mais econômica, que garantirá uma economia a longo prazo e ajudará a reduzir a emissão de gases do efeito estufa.


Dicas extraídas do livro Salve o Meio-Ambiente.
Fonte: http://www.selecoes.com.br/10-formas-de-economizar-energia-eletrica
Fonte das fotos: http://www.sxc.hu/

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Iluminação e Decoração II

Dando continuação às dicas de Iluminação e Decoração, agora explicaremos mais sobre as lâmpadas fluorescentes compactas de coloração branca (de 6.500 kelvins).

Novamente, com o intuito de desmistificar o uso dessas lâmpadas apenas em ambientes corporativos, nos exemplos abaixo vocês poderão conferir que as LFC's da TCP, devido ao seu design único e compacto, podem ser utilizadas em diferentes aplicações e, por isso, podem ser consideradas para projetos de iluminação diferenciados.





Nossas lâmpadas estão disponíveis nos seguintes modelos:
 
Full Spiral TCP
 
Half Spiral TCP

3U - TCP
 
InstaBright Globo - TCP

 Para mais informações visite o nosso site:
http://www.tcpi.com.br/produtos

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Iluminação e Decoração

Ao pensar em Lâmpadas Fluorescentes, muitas pessoas já se lembram da tradicional lâmpada tubular de escritório com a coloração tradicionalmente branca.

Porém, atualmente, as lâmpadas fluorescentes compactas já vêm em diferentes colorações, como exemplos temos as lâmpadas brancas de 6.500k, as neutras de 4.100k e as amarelas de 2.700k.

Com as lâmpadas de 2.700k e 4.100k, é possível iluminar um ambiente deixando-o mais aconchegante, o que não significa que ele ficará menos iluminado.




Além de economizar até 80% de energia, as LFC's da TCP podem ser utilizadas em diversos tipos de aplicações, isso devido à versatibilidade de nossos produtos e do seu design compacto!




Entre no nosso site e descubra mais informações sobre os nossos diferentes produtos: http://ww.tcpi.com.br/


No próximo post iremos publicar dicas sobre a iluminação branca 6.500k.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Lâmpadas InstaBright TCP

As lâmpadas fluorescentes compactas com a mesma aparência das incandescentes, porém, com o benefício de maior economia e durabilidade!


LFC InstaBright da TCP - Qualidade e Inovação no ramo de Iluminação!

Entre no nosso site e conheça mais sobre os nossos produtos:

Siga-nos no Twitter:

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que fazer com as antigas lâmpadas incandescentes

Ao substituir as suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas, além de economizar energia e ter uma atitude consciente, você poderá ser ainda mais sustentável e reaproveitar as antigas lâmpadas de várias maneiras.

Lâmpada Fluorescente Compacta da TCP - Economiza até 80% de Energia
www.tcpi.com.br/produtos

Abaixo estão algumas ideias do que pode ser feito com as antigas incandescentes:


Lamparina Decorativa
Fonte: http://www.mdig.com.br/


Vasos de Flor
Fonte: http://www.mdig.com.br/

Luminária de Mesa
Fonte: http://www.mdig.com.br/

Itens de Decoração
Fonte: http://www.mdig.com.br/

Itens Decorativos Natalinos
Fonte: http://www.mdig.com.br/

Itens de Cozinha
Fonte: http://www.mdig.com.br/

Recipientes para Condimentos (Projeto das estudantes de Design Annisa Fardan Nabila e Aulia Amanda Santoso)
Fonte: http://www.portaldeiluminacao.com.br/

Se você tiver mais ideias e sugestões de como reutilizar de maneira criativa as lâmpadas incandescentes, por favor nos envie as suas sugestões.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Benefícios das Lâmpadas Fluorescentes Compactas

Além de economizar até 80% de energia quando comparadas com as lâmpadas incandescentes. As lâmpadas fluorescentes compactas TCP têm um ano de garantia com relação à defeitos de fabricação e podem ser trocadas com facilidade, basta o consumidor retornar ao local de compra do produto tendo a nota fiscal em mãos.

As lâmpadas incandescentes só convertem entre 5% e 10% da energia que utilizam em luz, contra uma média de 50% a 85% das fluorescentes. Mais: se todos os lares brasileiros trocassem apenas cinco lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas, seria como neutralizar a emissão de CO2 de aproximadamente 4 milhões de carros (fonte: http://www.swu.com.br/).

Tenha uma atitude sustentável e economize energia! Troque suas lâmpadas incandescentes por LFC's!

 
Produtos TCP
  Lembrando sempre de descartar esses produtos em locais adequados após o seu uso.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Porque é importante reciclar LFCs ou outras lâmpadas fluorescentes?

LFCs ou Lâmpadas Fluorescentes jogadas no lixo são enviadas para um aterro ou são incineradas. Esse método de eliminação indevido conduz à liberação de mercúrio elementar no ambiente através de ruptura e vazamento.

Há também a potencial exposição ao mercúrio de lâmpadas fluorescentes quebradas jogadas diretamente no lixo.

Aproximadamente 100 milhões de Lâmpadas Fluorescentes são consumidas no Brasil e apenas 6% passam por um processo de reciclagem. Uma vez no ambiente, o mercúrio pode ser convertido em uma forma orgânica que se acumula no organismo vivo e contamina a cadeia alimentar.

Para impedir a libertação de mercúrio, as lâmpadas fluorescentes devem ser devidamente descartadas através de uma empresa de reciclagem antes de quebrar. Recicladores podem recuperar o mercúrio e outros componentes para reutilização.

Seguem algumas empresas que fazem descontaminação de lâmpadas:

São Paulo:

Apliquim
(11) 3522-9958
http://www.apliquim.com.br/

Tramppo
(11) 4702-3700
http://www.tramppo.com.br/

Naturalis Brasil
(11) 4496-6323 / 4591-3093
http://www.naturalisbrasil.com.br/


Santa Catarina

Brasil Recicle
(47) 3333-5055
http://www.brasirecicle.com.br/


Paraná

Bulbox
(41) 3357-0778
http://www.bulbox.com.br/

Mega Reciclagem
(41) 3268-6030 / 3268-6031
http://www.megareciclagem.com.br/


Rio Grande do Sul

Sílex
(51) 3421-3300 / 3421-3290
http://www.silex.com.br/


Minas Gerais

Recitec
(31) 3662-2505 / 3662-2392
http://www.recitecmg.com.br/

HG Descontaminação
(31) 3581-8725
http://www.hgmg.com.br/

Zoom Ambiental
(35) 3423-5640
(11) 5094-0209
http://www.zoomambiental.com.br/

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dicas para economizar energia

Seguem algumas dicas para economizar energia publicadas pelo O Globo ontem (26/04):

Por Cesar Baima:

Muito se fala sobre a necessidade de se economizar energia, mas poucas pessoas sabem o que podem mudar no seu cotidiano para ajudar o meio ambiente. Abaixo, uma lista com dicas práticas:

Luzes e lâmpadas: Não deixe luzes acesas sem necessidade e desligue a lâmpada ao sair de um cômodo. Busque aproveitar ao máximo a iluminação natural, mantendo cortinas abertas. Troque as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de mais caras, ela duram mais e consomem 80% menos energia. Por fim, procure adequar a potência da lâmpada às necessidades do ambiente, optando sempre pela de menor potência possível para a iluminação desejada.

Eletrodomésticos: Quando viajar ou não for usar um aparelho por muito tempo, tire-o da tomada. Mesmo em stand-by, TVs e outros equipamentos continuam a consumir energia. Na hora de comprar um eletrodoméstico novo, fique de olho nos dados do selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e prefira os mais econômicos. E não se esqueça de retirar o carregador do celular da tomada depois de usá-lo, pois ele continua consumindo energia só por estar plugado.
Frio e calor: Dê atenção especial a sua geladeira e troque a borracha da porta frequentemente. Isso ajuda a mantê-la funcionando bem e evita o desperdício. Regule o ar-condicionado para uma temperatura agradável, por exemplo, 25C. Colocar uma temperatura baixa não vai fazer o cômodo gelar depressa, e sim que ele continue funcionando por mais tempo. E, antes de ligá-lo à noite, abra as portas e as janelas do ambiente. Isso pode refrescá-lo, diminuindo a necessidade de refrigeração.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/04/25/confira-algumas-dicas-para-economizar-energia-924313099.asp#ixzz1Kkl2Vr77
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Sobre a TCP

Como tudo começou:
A jornada de Ellis Yan, para se tornar o fundador e presidente da empresa líder em fabricação de produtos de iluminação eficiente TCP (Technical Consumer Products), tem sido repleta de obstáculos os quais desafiaram a sua determinação e coragem, porém, fortaleceram o seu espírito empreendedor.

Aos 20 anos, ele foi para os Estados Unidos, da China para estudar na Cleveland State University. Sua incursão na iluminação começou em 1986, quando comprou equipamentos usados, exportou para a China e começou a fabricar produtos de iluminação de halogênio. Em 1993, Technical Consumer Products, Inc. (TCP) foi fundada.

Ellis acreditava que a TCP poderia criar uma fonte de luz melhor para competir com a lâmpada incandescente. Em 1996, a TCP foi a primeira empresa a introduzir o "Spring Bulb Inside" (lâmpada espiral interna), em vez de um tubo em linha reta das LFC, revolucionando a indústria de iluminação residencial, pela primeira vez desde a invenção da lâmpada por Thomas Edison.

Sob a liderança de Ellis, a TCP com matriz em Ohio-EUA e 3 fábricas próprias na China, controla cerca de 70% do mercado Norte Americano de LFC, através de uma variedade de marcas, incluindo a própria marca TCP, marcas próprias de grandes varejistas e outros fabricantes de lâmpadas.

Ellis recebeu inúmeros prêmios por sua liderança empresarial e contribuição com a iluminação eficiente. Ele foi nomeado pela lista da Forbes 2008, como “Notáveis Chineses Americanos”, em 2002 pela Ernst & Young “Empreendedor do ano em Ciência e Tecnologia”, 2008 “Cleveland State University Distinguished Alumni”, um “Inovador Mestre” da Smart Business magazine, e recebeu prêmios “Cascade Capital Business Growth” nos seis dos últimos sete anos.

Em 2010 a Technical Consumer Products Inc. chegou ao Brasil com a mesma dedicação em inovar o setor de iluminação, como fez no mercado Norte Americano.