quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dicas para economizar energia

Seguem algumas dicas para economizar energia publicadas pelo O Globo ontem (26/04):

Por Cesar Baima:

Muito se fala sobre a necessidade de se economizar energia, mas poucas pessoas sabem o que podem mudar no seu cotidiano para ajudar o meio ambiente. Abaixo, uma lista com dicas práticas:

Luzes e lâmpadas: Não deixe luzes acesas sem necessidade e desligue a lâmpada ao sair de um cômodo. Busque aproveitar ao máximo a iluminação natural, mantendo cortinas abertas. Troque as lâmpadas incandescentes comuns por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de mais caras, ela duram mais e consomem 80% menos energia. Por fim, procure adequar a potência da lâmpada às necessidades do ambiente, optando sempre pela de menor potência possível para a iluminação desejada.

Eletrodomésticos: Quando viajar ou não for usar um aparelho por muito tempo, tire-o da tomada. Mesmo em stand-by, TVs e outros equipamentos continuam a consumir energia. Na hora de comprar um eletrodoméstico novo, fique de olho nos dados do selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e prefira os mais econômicos. E não se esqueça de retirar o carregador do celular da tomada depois de usá-lo, pois ele continua consumindo energia só por estar plugado.
Frio e calor: Dê atenção especial a sua geladeira e troque a borracha da porta frequentemente. Isso ajuda a mantê-la funcionando bem e evita o desperdício. Regule o ar-condicionado para uma temperatura agradável, por exemplo, 25C. Colocar uma temperatura baixa não vai fazer o cômodo gelar depressa, e sim que ele continue funcionando por mais tempo. E, antes de ligá-lo à noite, abra as portas e as janelas do ambiente. Isso pode refrescá-lo, diminuindo a necessidade de refrigeração.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/04/25/confira-algumas-dicas-para-economizar-energia-924313099.asp#ixzz1Kkl2Vr77
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário